| |
Dia 22 de fevereiro
|
9:00
|
Mesa de abertura
Cesaltina Pires – Vice-Reitora da Universidade de Évora
Carlos Pinto de Sá – Presidente da Câmara Municipal de Évora
Silvério Rocha Cunha – Diretor da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora
Bravo Nico – Diretor do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
Ângela Balça – Comissão organizadora
|
|
Mesas
|
Títulos Comunicações / Autor@s
|
9:30
|
Mesa I
Projeto de formação
Moderadora: Conceição Leal da Costa
|
Formação de educadores e professores para o desenvolvimento sustentável
Maria Assunção Folque – Departamento Pedagogia UE
|
Jogo e expressão: que sentidos e desafios na formação?
Clarinda Pomar, Isabel Bezelga & Maria João Craveiro Lopes – Departamento Pedagogia UE
|
Contextos de desenvolvimento e processos educativos na infância: Olhares da Psicologia
Catarina Vaz Velho & Madalena Melo – Departamento de Psicologia UE
|
A Sociologia da Educação na formação de professore/as e educadores/as da U. de Évora
José Saragoça – Departamento de Sociologia UE.
|
11:00
|
Pausa para café
|
11:30
|
Mesa II
A cidade e a formação em parceria
Moderadora: Lenira Hadadd
|
A parceria com a Universidade e o desenvolvimento da qualidade das práticas
Anjo Grilo – Jardim de Infância Nª Sra. da Piedade
|
Fazer acontecer! – A pedagogia e a cooperação entre discursos
Célia Ferro e Inês Filipe – EB Manuel Ferreira Patrício
|
Contributos dos programas e equipamentos culturais da CME para a formação de educadores/professores
Carmen Almeida – Câmara Municipal de Évora
|
Honesto estudo com longa experiência misturado: a universidade, a cidade e a biblioteca de todos.
Zélia Parreira – Biblioteca Pública de Évora
|
14:00
|
Visita à exposição de posters e materiais
|
15:00
|
Mesa III | Sala 131 | CES
Percursos de Formação
Moderadora: Ana Artur
|
Dimensão Investigativa da PES
Desenvolver a capacidade de resolver problemas de matemática em crianças – práticas e desafios – Ana Luísa Ladeira (Creche A Casinha da Aldeia -Associação Social e Cultural da Tôr)
(Re)construir saberes com as crianças e educação em ciências – Daniela Coutinho
|
Entrada na Profissão/ percursos profissionais
Aprender sobre o mundo e a vida – (trans)formação pela profissão – Jéssica Calvino – J.I. O Pinhão
Repensar a profissão: projetos de intervenção na ecologia da infância – Mafalda Silva – Educadora de infância, escritora para a infância e criadora do projeto ExplorAlentejo
Uma história em 3 palavras: aprender, viver e ser educadora professora – Ana do Rosário Arcadinho – Escola Voz do Operário Lisboa
|
Diálogos com o Mundo
Diálogos sobre a sustentabilidade do Modelo de formação de educadores de Infância na UE. – Janaíla dos Santos Silva – Doutoranda da Universidade Federal de Alagoas | Bolsista CAPES
|
15:00
|
Mesa IV | Sala 124 | CES
Percursos de Formação
Moderadora: Ana Paula Canavarro
|
Dimensão Investigativa da PES
Educação Literária – A Literatura para a Infância e as Expressões Artísticas – Mafalda Franco
A vida na escola e na família, que conexões? – Joana Nunes Patrício
Desenvolvimento do sentido espacial de bebés e crianças a partir da exploração do espaço e do movimento – Patrícia Mercês
|
Entrada na profissão/ percursos profissionais
A construção de uma identidade profissional: da Universidade aos contextos de trabalho– Sara Caetano – Jardim de Infância Voz do Operário Lisboa
Diferenciação pedagógica – um fio de prumo para o desenvolvimento profissional em contexto – Carla Loução
|
Diálogos com o Mundo
Conhecendo a organização pedagógica na Educação Infantil: a experiência na Universidade de Évora – Leonardo Cabó – Doutorando da Universidade Estadual de Maringá | Bolsista CAPES
|
17:00
|
Pausa para café
|
|
17:30
|
Conferência
Moderadora: Clarinda Pomar
|
Perspetiva ecológica sobre o brincar e aprender na escola
Carlos Neto, FMH- UL
|
|
|
| |
Dia 23 de fevereiro
|
09:30
|
Comunicações livres I
|
Consulte a Lista das comunicações livres aqui!
Consulte o Livro de Resumos das comunicações livres aqui!
|
11:00
|
Pausa para café
|
|
11:30
|
Oficinas
No dia 23 de fevereiro, entre as 11h 30m e as 13h 30m teremos um conjunto de oficinas nas quais se poderão inscrever:
Consulte os resumos aqui para poder escolher aquela em que quer participar. A inscrição será feita no secretariado do encontro, aquando do levantamento da pasta.
|
Danças circulares: educação estética, cultura e tradição dos povos.
Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense.
Local – Auditório do CES (máximo 30 participantes)
Do museu para a escola – uma atividade com cores e geometria.
Fátima Paixão & Fátima Regina Jorge, Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Local – Sala 124 (máximo 16 participantes)
Audição musical activa: perspetivas interdisciplinares no jardim-de-infância.
Graça Boal-Palheiros, ESE Instituto Politécnico do Porto.
Local – Sala 008, anexa ao auditório do CES (máximo 30 participantes)
No caminho da sustentabilidade individual: Fabrico de cremes artesanais de azeite virgem e cera de abelha.
Albertina Raposo, Maria Duarte & Isabel Baer, Instituto Politécnico de Beja.
Local – Sala 007, anexa ao auditório do CES (máximo 20 participantes)
A utopia da escola sem muros: Comunidade de aprendizagem.
Pascal Paulus, ESE Jean Piaget/Almada.
Local – Sala 115 (máximo 40 participantes)
Filmes e conversas sobre práticas pedagógicas: experiências do Brasil e Dinamarca.
Lenira Haddad, Universidade Estadual de Alagoas.
Local – Anfiteatro 131 (Máximo 30 participantes)
Recriação da imagética de um conto tradicional.
Helena Major & Magda Cordas, Instituto Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.
Local – Sala 103 (máximo 15 participantes)
|
13:30
|
Pausa para almoço
|
|
15:00
|
Comunicações livres II
|
Consulte a Lista das comunicações livres aqui!
Consulte o Livro de Resumos das comunicações livres aqui!
|
16:30
|
Painel Final
Moderadora:
Assunção Folque
|
Desafios da Formação de educador@s e professor@s
Maria Emília Brederode Santos – Presidente do Conselho Nacional de Educação
Isabel Alarcão – Professora Catedrática (aposentada), Universidade de Aveiro
|