Programa

 PROGRAMA

 

Dia 22 de fevereiro

 9:00

Mesa de abertura

Cesaltina Pires – Vice-Reitora da Universidade de Évora

Carlos Pinto de Sá – Presidente da Câmara Municipal de Évora

Silvério Rocha Cunha – Diretor da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora

Bravo Nico – Diretor do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora

Ângela Balça – Comissão organizadora

Mesas

Títulos Comunicações / Autor@s

9:30

Mesa I

Projeto de formação

Moderadora: Conceição Leal da Costa

 

Formação de educadores e professores para o desenvolvimento sustentável

Maria Assunção Folque – Departamento Pedagogia UE

Jogo e expressão: que sentidos e desafios na formação?

Clarinda Pomar, Isabel Bezelga & Maria João Craveiro Lopes – Departamento Pedagogia UE

Contextos de desenvolvimento e processos educativos na infância: Olhares da Psicologia

Catarina Vaz Velho & Madalena Melo – Departamento de Psicologia UE

A Sociologia da Educação na formação de professore/as e educadores/as da U. de Évora

José Saragoça – Departamento de Sociologia UE.

11:00

Pausa para café

 

 11:30

Mesa II

A cidade e a formação em parceria

Moderadora: Lenira Hadadd

A parceria com a Universidade e o desenvolvimento da qualidade das práticas

Anjo Grilo – Jardim de Infância Nª Sra. da Piedade

Fazer acontecer! – A pedagogia e a cooperação entre discursos

Célia Ferro e Inês Filipe – EB Manuel Ferreira Patrício

Contributos dos programas e equipamentos culturais da CME para a formação de educadores/professores

Carmen Almeida – Câmara Municipal de Évora

Honesto estudo com longa experiência misturado: a universidade, a cidade e a biblioteca de todos.

Zélia Parreira – Biblioteca Pública de Évora

14:00

Visita à exposição de posters e materiais

15:00

 Mesa III | Sala 131 | CES

Percursos de Formação

Moderadora: Ana Artur

Livro de Resumos da Mesa III

Dimensão Investigativa da PES

Desenvolver a capacidade de resolver problemas de matemática em crianças – práticas e desafios – Ana Luísa Ladeira (Creche A Casinha da Aldeia -Associação Social e Cultural da Tôr)

(Re)construir saberes com as crianças e educação em ciências – Daniela Coutinho

Entrada na Profissão/ percursos profissionais

Aprender sobre o mundo e a vida – (trans)formação pela profissão – Jéssica Calvino – J.I. O Pinhão

Repensar a profissão: projetos de intervenção na ecologia da infância – Mafalda Silva – Educadora de infância, escritora para a infância e criadora do projeto ExplorAlentejo

Uma história em 3 palavras: aprender, viver e ser educadora professora – Ana do Rosário Arcadinho – Escola Voz do Operário Lisboa

Diálogos com o Mundo

Diálogos sobre a sustentabilidade do Modelo de formação de educadores de Infância na UE. – Janaíla dos Santos Silva – Doutoranda da Universidade Federal de Alagoas | Bolsista CAPES

 

 15:00

Mesa IV | Sala 124 | CES

Percursos de Formação

Moderadora: Ana Paula Canavarro

Livro de Resumos da Mesa IV 

Dimensão Investigativa da PES

Educação Literária – A Literatura para a Infância e as Expressões Artísticas – Mafalda Franco

A vida na escola e na família, que conexões?  – Joana Nunes Patrício

Desenvolvimento do sentido espacial de bebés e crianças a partir da exploração do espaço e do movimento –  Patrícia Mercês

Entrada na profissão/ percursos profissionais

A construção de uma identidade profissional: da Universidade aos contextos de trabalhoSara Caetano – Jardim de Infância Voz do Operário Lisboa

Diferenciação pedagógica – um fio de prumo para o desenvolvimento profissional em contexto – Carla Loução

Diálogos com o Mundo

Conhecendo a organização pedagógica na Educação Infantil: a experiência na Universidade de Évora – Leonardo Cabó – Doutorando da Universidade Estadual de Maringá | Bolsista CAPES

 17:00

Pausa para café

 17:30

Conferência

Moderadora: Clarinda Pomar

Perspetiva ecológica sobre o brincar e aprender na escola

Carlos Neto, FMH- UL

 

Dia 23 de fevereiro

09:30

Comunicações livres I

 Consulte a Lista das comunicações livres aqui!

Consulte o Livro de Resumos das comunicações livres aqui!

11:00

Pausa para café

11:30

Oficinas

No dia 23 de fevereiro, entre as 11h 30m e as 13h 30m teremos um conjunto de oficinas nas quais se poderão inscrever:

Consulte os resumos aqui para poder escolher aquela em que quer participar. A inscrição será feita no secretariado do encontro, aquando do levantamento da pasta.

Danças circulares: educação estética, cultura e tradição dos povos.

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense.

Local – Auditório do CES (máximo 30 participantes)

 

Do museu para a escola – uma atividade com cores e geometria.

Fátima Paixão & Fátima Regina Jorge, Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Local – Sala 124 (máximo 16 participantes)

 

Audição musical activa: perspetivas interdisciplinares no jardim-de-infância.

Graça Boal-Palheiros, ESE Instituto Politécnico do Porto.

Local – Sala 008, anexa ao auditório do CES (máximo 30 participantes)

 

No caminho da sustentabilidade individual: Fabrico de cremes artesanais de azeite virgem e cera de abelha.

Albertina Raposo, Maria Duarte & Isabel Baer, Instituto Politécnico de Beja.

Local – Sala 007, anexa ao auditório do CES (máximo 20 participantes)

 

A utopia da escola sem muros: Comunidade de aprendizagem.

Pascal Paulus, ESE Jean Piaget/Almada.

Local – Sala 115 (máximo 40 participantes)

 

Filmes e conversas sobre práticas pedagógicas: experiências do Brasil e Dinamarca.

Lenira Haddad, Universidade Estadual de Alagoas.

Local – Anfiteatro 131 (Máximo 30 participantes)

 

Recriação da imagética de um conto tradicional.

Helena Major & Magda Cordas, Instituto Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

Local – Sala 103 (máximo 15 participantes)

13:30

Pausa para almoço

15:00

Comunicações livres II

Consulte a Lista das comunicações livres aqui!

Consulte o Livro de Resumos das comunicações livres aqui!

16:30

Painel Final

Moderadora:

Assunção Folque

Desafios da Formação de educador@s e professor@s

Maria Emília Brederode Santos – Presidente do Conselho Nacional  de Educação

Isabel Alarcão – Professora Catedrática (aposentada), Universidade de Aveiro