PROGRAMA
Dia 22 de fevereiro |
||
9:00 |
Mesa de aberturaCesaltina Pires – Vice-Reitora da Universidade de ÉvoraCarlos Pinto de Sá – Presidente da Câmara Municipal de ÉvoraSilvério Rocha Cunha – Diretor da Escola de Ciências Sociais da Universidade de ÉvoraBravo Nico – Diretor do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de ÉvoraÂngela Balça – Comissão organizadora |
|
Mesas |
Títulos Comunicações / Autor@s |
|
9:30 |
Mesa IProjeto de formaçãoModeradora: Conceição Leal da Costa
|
Formação de educadores e professores para o desenvolvimento sustentávelMaria Assunção Folque – Departamento Pedagogia UE |
Jogo e expressão: que sentidos e desafios na formação?Clarinda Pomar, Isabel Bezelga & Maria João Craveiro Lopes – Departamento Pedagogia UE |
||
Contextos de desenvolvimento e processos educativos na infância: Olhares da PsicologiaCatarina Vaz Velho & Madalena Melo – Departamento de Psicologia UE |
||
A Sociologia da Educação na formação de professore/as e educadores/as da U. de ÉvoraJosé Saragoça – Departamento de Sociologia UE. |
||
11:00 |
Pausa para café |
|
11:30 |
Mesa IIA cidade e a formação em parceriaModeradora: Lenira Hadadd |
A parceria com a Universidade e o desenvolvimento da qualidade das práticasAnjo Grilo – Jardim de Infância Nª Sra. da Piedade |
Fazer acontecer! – A pedagogia e a cooperação entre discursosCélia Ferro e Inês Filipe – EB Manuel Ferreira Patrício |
||
Contributos dos programas e equipamentos culturais da CME para a formação de educadores/professoresCarmen Almeida – Câmara Municipal de Évora |
||
Honesto estudo com longa experiência misturado: a universidade, a cidade e a biblioteca de todos.Zélia Parreira – Biblioteca Pública de Évora |
||
14:00 |
Visita à exposição de posters e materiais |
|
15:00 |
Mesa III | Sala 131 | CESPercursos de FormaçãoModeradora: Ana ArturLivro de Resumos da Mesa III |
Dimensão Investigativa da PESDesenvolver a capacidade de resolver problemas de matemática em crianças – práticas e desafios – Ana Luísa Ladeira (Creche A Casinha da Aldeia -Associação Social e Cultural da Tôr)(Re)construir saberes com as crianças e educação em ciências – Daniela Coutinho |
Entrada na Profissão/ percursos profissionaisAprender sobre o mundo e a vida – (trans)formação pela profissão – Jéssica Calvino – J.I. O PinhãoRepensar a profissão: projetos de intervenção na ecologia da infância – Mafalda Silva – Educadora de infância, escritora para a infância e criadora do projeto ExplorAlentejoUma história em 3 palavras: aprender, viver e ser educadora professora – Ana do Rosário Arcadinho – Escola Voz do Operário Lisboa |
||
Diálogos com o MundoDiálogos sobre a sustentabilidade do Modelo de formação de educadores de Infância na UE. – Janaíla dos Santos Silva – Doutoranda da Universidade Federal de Alagoas | Bolsista CAPES
|
||
15:00 |
Mesa IV | Sala 124 | CESPercursos de FormaçãoModeradora: Ana Paula CanavarroLivro de Resumos da Mesa IV |
Dimensão Investigativa da PESEducação Literária – A Literatura para a Infância e as Expressões Artísticas – Mafalda FrancoA vida na escola e na família, que conexões? – Joana Nunes PatrícioDesenvolvimento do sentido espacial de bebés e crianças a partir da exploração do espaço e do movimento – Patrícia Mercês |
Entrada na profissão/ percursos profissionaisA construção de uma identidade profissional: da Universidade aos contextos de trabalho– Sara Caetano – Jardim de Infância Voz do Operário LisboaDiferenciação pedagógica – um fio de prumo para o desenvolvimento profissional em contexto – Carla Loução |
||
Diálogos com o MundoConhecendo a organização pedagógica na Educação Infantil: a experiência na Universidade de Évora – Leonardo Cabó – Doutorando da Universidade Estadual de Maringá | Bolsista CAPES |
||
17:00 |
Pausa para café |
|
17:30 |
ConferênciaModeradora: Clarinda Pomar |
Perspetiva ecológica sobre o brincar e aprender na escolaCarlos Neto, FMH- UL |
Dia 23 de fevereiro |
||
09:30 |
Comunicações livres I |
Consulte a Lista das comunicações livres aqui!Consulte o Livro de Resumos das comunicações livres aqui! |
11:00 |
Pausa para café |
|
11:30 |
OficinasNo dia 23 de fevereiro, entre as 11h 30m e as 13h 30m teremos um conjunto de oficinas nas quais se poderão inscrever:Consulte os resumos aqui para poder escolher aquela em que quer participar. A inscrição será feita no secretariado do encontro, aquando do levantamento da pasta. |
Danças circulares: educação estética, cultura e tradição dos povos.Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense.Local – Auditório do CES (máximo 30 participantes)
Do museu para a escola – uma atividade com cores e geometria.Fátima Paixão & Fátima Regina Jorge, Instituto Politécnico de Castelo Branco.Local – Sala 124 (máximo 16 participantes)
Audição musical activa: perspetivas interdisciplinares no jardim-de-infância.Graça Boal-Palheiros, ESE Instituto Politécnico do Porto.Local – Sala 008, anexa ao auditório do CES (máximo 30 participantes)
No caminho da sustentabilidade individual: Fabrico de cremes artesanais de azeite virgem e cera de abelha.Albertina Raposo, Maria Duarte & Isabel Baer, Instituto Politécnico de Beja.Local – Sala 007, anexa ao auditório do CES (máximo 20 participantes)
A utopia da escola sem muros: Comunidade de aprendizagem.Pascal Paulus, ESE Jean Piaget/Almada.Local – Sala 115 (máximo 40 participantes)
Filmes e conversas sobre práticas pedagógicas: experiências do Brasil e Dinamarca.Lenira Haddad, Universidade Estadual de Alagoas.Local – Anfiteatro 131 (Máximo 30 participantes)
Recriação da imagética de um conto tradicional.Helena Major & Magda Cordas, Instituto Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.Local – Sala 103 (máximo 15 participantes) |
13:30 |
Pausa para almoço |
|
15:00 |
Comunicações livres II |
Consulte a Lista das comunicações livres aqui!Consulte o Livro de Resumos das comunicações livres aqui! |
16:30 |
Painel FinalModeradora:Assunção Folque |
Desafios da Formação de educador@s e professor@sMaria Emília Brederode Santos – Presidente do Conselho Nacional de EducaçãoIsabel Alarcão – Professora Catedrática (aposentada), Universidade de Aveiro
|